Tudo sobre o Fies
Saiba tudo sobre o Fies e como conseguir o financiamento.
O que é o FIES e como ele funciona?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que ajuda estudantes de baixa renda a pagar as mensalidades de cursos presenciais em faculdades particulares. Ele oferece linhas de crédito para o financiamento parcial ou integral das mensalidades, com o pagamento da parte financiada sendo iniciado apenas após a conclusão do curso e permitindo um longo prazo de pagamento com juros que variam de 0% a 3,4% a.a, dependendo da modalidade.
Como é feito o processo de seleção?
Para se inscrever no programa de financiamento, é necessário ter renda familiar bruta mensal de, no máximo, três salários mínimos por morador e ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média do ENEM, sem zerar a redação. Quanto maior a nota obtida, maiores as chances de conseguir o financiamento. Estudantes com bolsa do ProUni em um curso distinto do pleiteado ao FIES, que sejam inadimplentes com o Programa de Crédito Educativo ou já tenham financiado uma faculdade dessa forma, e não tenham quitado por completo, não podem participar do programa.
Diferença entre FIES e ProUni
O ProUni oferece bolsas de 50% ou 100% para estudantes de baixa renda em faculdades particulares, sem necessidade de pagamento após a conclusão. Já o FIES consiste em um financiamento para estudantes. O percentual varia conforme a renda familiar, e é necessário pagar a dívida após o encerramento da graduação. Já durante o curso, o aluno vai pagando apenas a parte não-financiada.
Quais são as vantagens desse programa?
As vantagens do FIES incluem um prazo de pagamento maior que a duração do curso; uma graduação de cinco anos pode ser paga em até 15 anos. Além disso, a taxa de juros é de até 3,4% ao ano para todos os cursos, o que atrai estudantes que desejam cursos caros, mas não têm como pagar de imediato.
Como se inscrever no FIES?
1. Faça o ENEM
É necessário ter feito uma edição do Enem a partir de 2010. As inscrições acontecem duas vezes por ano. As datas são divulgadas no Portal do programa, e as inscrições são feitas online no site.
2. Se inscreva
Ao inscrever-se crie uma conta; preencha os dados; escolha: cidade, estado, curso, instituição, turno e por fim envie a inscrição; aguarde a pré-seleção, baseada na nota e na renda familiar.
3. Valide suas informações
Para confirmar sua vaga, vá até a CPSA da faculdade com os documentos solicitados até os próximos 5 dias úteis. Lá irão validar suas informações e finalizar sua inscrição. Não perca esse prazo!
4. Leve a documentação ao banco
Após 3 dias da validação da CPSA(Unidade escolhida), dirija-se ao banco responsável pela linha de crédito com a documentação exigida nos próximos 10 dias úteis para concluir o processo de solicitação.

Quais são as demais alternativas de financiamento?
Como você viu, o FIES é uma opção interessante para quem não tem como arcar com os custos da graduação no momento. Porém, além de ser um comprometimento de longo prazo, um dos pontos negativos do programa é que nem todos podem participar devido aos pré-requisitos específicos. A boa notícia é que existem outras alternativas para você realizar o sonho da graduação de forma gratuita ou com bolsas. Abaixo, veja algumas delas!
Programa Universidade para Todos (ProUni)
O ProUni é um programa governamental que oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%) para estudantes de baixa renda no Ensino Superior. A grande vantagem é que o abatimento na mensalidade é definitivo, sem necessidade de financiamento. Para participar, é necessário atender a pré-requisitos como alcançar a nota de corte em uma das duas últimas edições do Enem imediatamente anteriores à abertura das inscrições e ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.
PRAVALER
Outra opção é o PraValer, um programa privado de financiamento estudantil. Diferentemente do FIES, não há obrigatoriedade de ter feito o Enem. Porém, os estudantes ficam sujeitos à análise de crédito. O processo de contratação é bastante prático, feito completamente online. Na Estácio, por exemplo, é possível encontrar o PRAVALER para todos os cursos e metodologias.
Descontos institucionais
Algumas instituições de Ensino Superior oferecem descontos ou bolsas para estudantes. Na Estácio, os benefícios variam conforme a forma de ingresso. Por vestibular, é possível obter até 70% de bolsa. Utilizando a nota do Enem, os descontos podem variar de 50% a 100% no primeiro semestre e até 60% nos demais, conforme a pontuação no exame. Para transferência de outra instituição, a bolsa pode chegar a 70%, e para segunda graduação, os descontos também são de até 70%. Esses percentuais dependem das condições descritas nos regulamentos da Estácio.
O que é o FIES SOCIAL e quais os requisitos para participar?
O FIES SOCIAL se trata de uma priorização das vagas totais do FIES para grupos de interessados com renda de até 0,5 salário bruto, cadastrados no CadÚnico. Com ele, o programa reserva ao menos 50% das vagas para este público e diferente do FIES comum, de ampla concorrência, é possível ter acesso a 100% de financiamento, isto é: pagar todo o curso somente após a formatura. Para participar basta comprovar nota igual ou superior a 450 no ENEM de alguma edição a partir de 2010, não zerar a redação e ter renda familiar máxima de 0,5 salários-mínimos brutos por membro do grupo familiar devidamente cadastrado no CADÚNICO

Como se inscrever no Módulo FIES Social
Confira o passo a passo para fazer a sua inscrição:
Cadastro
Realize o cadastro e preencha a ficha de inscrição disponível no endereço: https://acessounico.mec.gov.br/;
Valide seus dados
Você receberá um e-mail para validação dos dados, confira as informações e corrija se for necessário;
Escolha o curso
Por fim, escolha o curso da Estácio que deseja concorrer ao financiamento;
Acompanhe no Site
Depois disso, basta acompanhar o resultado pelo site oficial. http://fiesselecao.mec.gov.br clicando em “ver resultado” ou ligando para o telefone 0800 616161.

Quando abrem as inscrições do Fies?
Você pode fazer sua inscrição no programa duas vezes por ano. Em geral, entre os meses de janeiro e fevereiro e, depois, no mês de julho. Em 2025.1, o período das inscrições é de 4 a 7 de fevereiro.
Já a divulgação do resultado tem data prevista para 18 de fevereiro. Estudantes que não forem convocados neste primeiro momento podem se inscrever na lista de espera, com data de convocação entre 25 de fevereiro a 9 de abril. Cheque sempre no Portal Fies caso haja qualquer alteração no cronograma.
Como funciona a lista de espera?
A lista de espera é automaticamente criada para os candidatos que não foram pré-selecionados pelo MEC. Aqueles que estão na lista têm a chance de serem convocados se houver reabertura de vagas, o que pode ocorrer quando os selecionados iniciais perdem prazos, desistem ou têm problemas com a documentação. Se você for chamado da lista de espera, tem um prazo de até 3 dias úteis, a partir do dia seguinte à convocação, para complementar a inscrição e posteriormente ir à universidade escolhida com toda a documentação e, se aprovado, concluir a contratação indo ao banco ou através do app da CAIXA.